quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A caipirinha dos cubanos

Pré-batizei este blog com o nome de Mojito em homenagem a ilustração de fundo.
Com o conteúdo escrito na frente, poucos percebem que é uma receita.
Devo advertir que o Mojito exige um bom rum, que a soda deve ser Club e que a receita, muito bem dosada, sugere 5 folhinhas de hortelã. É o ideal.
Olhe aí que massa:



As histórias sobre a origem desse refrescante coquetel são muitas. Seu surgimento é atribuído a diferentes personagens. A primeira referência data do século 16 e aponta como seu criador o almirante britânico, Sir Francis Drake, que utilizava Cuba como porto. Ele teria preparado uma bebida à base de rum, limão, hortelã e açúcar de cana, para usar como medicação contra alguns males que atingiam a tripulação.


Ainda há quem afirme que foi Richard Drake, sobrinho do almirante, que inventou uma bebida com esses ingredientes, batizada de El Dragon, para homenagear o tio. Outras fontes ainda garantem que o mojito surgiu mesmo no século 19, pelas mãos dos mercadores de escravos cubanos que já apreciavam a bebida gelada.

Pode-se estranhar o fato da bebida ser servida gelada nessa época, uma vez que gelo em águas tropicais não deveria ser fácil de se encontrar. De fato, o primeiro refrigerador foi patenteado nos Estados Unidos em 1851. Até então, conseguir gelo dependia da natureza e da capacidade do homem de construir câmaras com isolação térmica para conservá-lo durante meses.Por outro lado, os mercadores de escravos estariam entre os poucos que possuíam recursos financeiros e embarcações para garantir seu suprimento de gelo.

Mais recentemente, na primeira metade do século 20, nos anos 40, são bem conhecidas as estórias que envolvem o escritor Ernest Hemingway e La Bodeguita del Medio, bar que prepararia, nas palavras de Hemingway, segundo reza a lenda, "o melhor mojito de Cuba".


Hoje, mundialmente conhecida, a bebida passou a integrar a lista oficial da Intenational Bartenders Association (IBA), na categoria de coquetéis populares.


6 comentários:

Cássia disse...

Então prepare uns Mojitos na nossa Senfraria ...eu adoro.
Vou pra cuba em Janeiro e vou trazer uns birinaites de lá rsrsrs

Anônimo disse...

Mojito é a cara de D. Marly, ela adora e o faz muito bem!

Vou mostrar pra ela! ;)

Anônimo disse...

Um dos meus preferidos! Pena que em Salvador é dificil (quase impossivel) achar um mojito sem levar Bacardi e Sprite... vergonha comparado a Havana Club 7 Años e o velho e bom Club Soda!

Pedro Arjuna.

Anônimo disse...

Ahhhh!!! Ja ia me esquecendo: Nessa receita não fala, mas para um Mojito perfeito é necessário um uso de Brown Sugar (que não se confunde com açucar mascavo).

Sobre o tema, outra informação interessante que obtive num curso com os Barmans do Floridita Cuba (onde foram criados inúmeros coquetéis à base de Rum, o mais famoso deles é o Daiquiri),o Rum mais vendido no mundo é o Bacardi. Isto porque, devido ao embargo econômico imposto a produtos cubanos, a comercialização do Havana Club é vedada nos EUA (maior consumidor de destilados do mundo).

Beijos.

Pedro Arjuna.

Lídia disse...

É mesmo, Peu! Tipo um açúcar em pó?
Estou adorando seus comentários.

bj

dri.carvalho disse...

eu quero um mojito. Cassia podia trazer um rum cubano original